O Google anunciou em junho de 2024 uma nova etapa na sua iniciativa “mobile-first”, que começou em 2016. A partir de 5 de julho de 2024, o Google deixará de indexar sites que não são otimizados para dispositivos móveis. Isso significa que, a partir desta data, o Google utilizará apenas o seu bot para dispositivos móveis para rastrear e indexar sites.
Sites que não tiverem uma versão mobile acessível e funcional serão completamente removidos dos resultados de pesquisa do Google. Se você possui apenas um site para desktop, ele ainda será indexado caso carregue corretamente em dispositivos móveis. No entanto, o Google priorizará sites com versões mobile otimizadas nos resultados de pesquisa, pois a experiência do usuário em dispositivos móveis é crucial para o buscador.
Essa mudança não deve afetar a maioria dos sites, mas aqueles que ainda não possuem uma versão mobile otimizada precisam se adaptar rapidamente. É fundamental garantir que seu site seja responsivo e tenha uma boa experiência de navegação em dispositivos móveis. Se você ainda não fez isso, procure ajuda especializada para otimizar seu site para dispositivos móveis e garantir que ele continue visível no Google.